sábado

A escolha do tear e a escolha do caminho

Existem diversas técnicas de tecer, cada uma utilizando-se de um diferente tipo de tear. Existem teares de dois a doze pedais, teares sem pedais, com dois ou mais quadros, teares chilenos, mineiros, verticais, horizontais, de cintura.
Dependendo da origem da técnica, o tear pode variar, já que em todo os cantos da terra, talvez não simultaneamente, mas em algum momento da História, o tear foi inventado. A possibilidade de tramar.
Neste curso, nós trabalharemos com o tear de pente-liço, um modelo simplificado, que nem por isso tem suas possibiliddes reduzidas.
Ele é o mais indicado para apartamentos, produção caseira, e tem o preço mais acessível.

Futuramente, poderemos aprender outras técnicas em outros teares.
A tecelagem pode ser um aprendizado sem fim.
Tudo vai depender da intenção do tecelão.
Se o seu objetivo é criar para si, para vender, ou montar um ateliê de fabricação, se é produzir tecidos, tapetes, ou ambos. Para cada objetivo, um tear é o mais indicado.

Entretanto, pelo preço, pelo espaço que ocupa, por sua facilidade de transporte, montagem e desmontagem, e por suas imensas possibilidades, o tear de pente-liço (onde pente e liço se conjugaram numa só peça), é o nosso ponto de partida.

No meu caso, gostei sempre de dar aulas e de estudar, tanto os significados simbólicos do fio e da trama, quanto as inúmeras facetas que envolveram e envolvem a transmissão desta prática. Por isso, fiz um Mestrado em Antropoliga da Arte com o tema "Segredo e Visibilidade na Tecelagem Manual no Brasil" (UFRJ) e volto a dar aulas.


Muitos alunos que tivemos hoje são professores.
Outros produzem para vender, ou para presentear, ou para si, ou para passar o tempo, ou meditar.
Que os nossos alunos encontrem, cada um seu caminho, e que nos ensinem coisas.
Viver é aprender.
Sejam bem-vindos ao mundo mágico das urdiduras e das tramas.